Saneamento

Drenagem águas residuais:

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria, são a entidade gestora responsável pela conceção, construção e exploração do sistema público de saneamento de águas residuais urbanas, no concelho de Leiria. Assegurando, na sua área de intervenção, a drenagem das águas residuais a todos quantos, sejam pessoas singulares ou coletivas, públicas ou privadas, se constituam utilizadores do sistema.

 

A drenagem das águas residuais industriais pode implicar a obrigação dos utilizadores industriais de procederem ao pré-tratamento dos respetivos efluentes, antes de descarga nos coletores públicos. A entidade gestora, sempre que o julgue necessário, fiscalizará o funcionamento dos sistemas de pré-tratamento.

Sistema de Drenagem águas residuais:

Os sistemas públicos de drenagem são essencialmente constituídos por redes de coletores, emissários, instalações elevatórias, incluindo ramais de ligação, que permitem recolher, drenar e levar a destino final as águas residuais produzidas pelos utilizadores, em condições que permitam garantir a saúde pública e a qualidade do meio recetor.

 

Os SMAS de Leiria gerem atualmente 974 Km de coletores com 43 instalações elevatórias. 60% das instalações encontram-se monitorizadas em contínuo, através do Sistema de Telegestão permitindo-nos assegurar um serviço cada vez melhor, com mais qualidade e eficiência.

 

Compete também à Entidade Gestora, recolher e transportar a destino adequado as lamas das fossas sépticas existentes na sua área de intervenção.

 

Ao longo dos anos os SMASL têm vindo a melhorar o sistema de drenagem de águas residuais urbanas, garantindo assim uma melhoria no meio ambiente.

Obras em Curso:

  • Loureira, Santa Catarina da Serra, Pedrome, Magueigia, Ulmeiro, Quinta da Sardinha, Siróis, Cova Alta, Sobral, Vale Tacão, Casal da Estortiga, Vale Sumo, Campinos, Pereiras e Outeiro das Pereiras - 3ª Fase - Lugares de Vale Sumo, Campinos, Pereiras, Outeiro das Pereiras, Quinta da Sardinha, Sobral, Vale Tacão e Casal da Estortiga;

 

  • Portela da Memória, Memória, Toco, Santa Margarida, Farraposa, Lameiria, Colmeias, Talos, Galego e Agodim - 2ª Fase - Lugares de Agodim (parte), Talos (parte), Galego (parte), Colmeias e Lameiria;

 

  • Grupo II - Casal da Quinta, Agodim, Figueiras (parte), Vale Pereiro, Bidoeira de Cima, Bidoeira de Baixo, Carriço, Texugueira, Vale Coelho, Barracão e Monte - Fase I.

 

  • Bacia 39: Casalito, Barreiros, Casal Novo, Toco, Coucinheira e Amor - Parte restante.

 

  • Grupo III - Outeiro das Barrocas, Alcaidaria, Portela da Mata, Mata, Janardo (parte), Figueiras (parte), Insua e Pingarelhos - 1ª fase

 

  • Redes de drenagem de Porto Carro e remodelação e ampliação das redes de água de sistemas em exploração.

Procedimento de Limpeza de Fossas

Saiba mais usando as seguintes ligações:

Formulários
Lista de Operadores

Leituras - 800 500 007

Avarias 24H - 800 202 252 

SMAS Leiria - Todos os direitos reservados