Divisão de Laboratório de Controlo de Qualidade

A Divisão de Laboratório de Controlo de Qualidade dos SMAS de Leiria realiza diariamente colheitas de amostras da água captada e distribuída ao concelho de Leiria, em 414 pontos de amostragem ao longo da rede de distribuição com vista ao cumprimento do Decreto-Lei 306/2007 de 27 de agosto, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 152/2017 de 7 de dezembro que visam a salvaguarda da saúde humana.

 

Para além deste controlo, o laboratório efetua análises inseridas num Plano de Controlo Operacional que compreende o controlo da água das captações, dos reservatórios, saída das Estações de Tratamento de Água (ETA) e controlo dos processos de tratamento.

 

No ano de 2021, deram entrada 1938 amostras perfazendo um total de 10345 determinações.

Política da Qualidade

O Laboratório de Controlo de Qualidade, sendo parte integrante da Organização, tem a sua Política de Qualidade inserida na Política de Qualidade dos SMAS de Leiria, no âmbito do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com a NP EN ISO 9001:2015. 

Acreditação

A Divisão de Laboratório de Controlo de Qualidade está acreditada pela NP EN ISO/IEC 17025:2005 desde 12 de Julho de 2010 tendo-lhe sido atribuído o Certificado de Acreditação com o nº L0501. Transitou para a NP EN ISO/IEC 17025:2018 em setembro de 2020. A acreditação é o reconhecimento da competência técnica para a realização dos ensaios constantes do Anexo Técnico. O laboratório tem uma grande parte dos ensaios acreditados em âmbito flexível intermédio de acordo com a respetiva Lista em vigor.

Recursos Humanos

A Divisão de Laboratório de Controlo de Qualidade encontra-se subdividida em três serviços, Análises Microbiológicas, Análises Físico-Químicas e Amostragem e Apoio Administrativo, de acordo com o organograma seguinte:

2_edited.jpg

Esta Divisão dispõe de recursos humanos especializados, sujeitos a atualização constante, através de um plano de ações de formação interna e externa. O seu quadro de pessoal integra cinco técnicos superiores, dois assistentes técnicos e quatro assistentes operacionais.

O Laboratório presta serviços a clientes externos, nomeadamente análises de piscinas, furos e poços de acordo com o  tarifário em vigor.

Instalações e Equipamentos

A Divisão dispõe de equipamento e instalações adequadas aos ensaios a realizar, destacando-se no Serviço de Análises Microbiológicas a instalação de um sistema de hierarquização de pressão ambiente por controlo de caudais de admissão e exaustão em cada uma das salas.

 

O Serviço de Análises Físico-Químicas compreende várias zonas de exaustão, permitindo um caudal mínimo de cerca de 8 renovações/hora. Este Serviço inclui ainda uma sala para determinação de parâmetros organolépticos, com temperatura controlada com vista à especificidade dos ensaios aí realizados.

A Divisão dispõe ainda de um software - LabWay-LIMS - que permite a informatização de todas as áreas do laboratório desde a programação das análises, gestão das amostras, distribuição de trabalho, introdução de resultados, emissão de Relatórios de Ensaio, orçamentação e faturação.