Missão, visão, Valores e Objetivos Estratégicos
Missão
 

Os SMAS de Leiria têm como missão, a prestação de serviços de qualidade, assegurar os serviços de abastecimento de água e de recolha de águas residuais, criando todas as condições necessárias para que os munícipes tenham melhor qualidade de vida.

Visão
 

Fazer dos SMAS de Leiria um serviço de referência e excelência no setor das águas, assente nas melhores práticas a nível da modernização, qualidade, responsabilidade social e sustentabilidade dos serviços prestados.

Valores
 

Os principais valores que vão gerar uma cultura organizacional própria e que vão nortear toda a gestão dos recursos humanos dos SMAS de Leiria são os seguintes:

 

 1. Satisfação dos utentes: Incentivar a dedicação de todos os trabalhadores, que continuarão a ter como máxima a prestação de um serviço de qualidade de acordo com as expetativas dos utentes;

 

 2. Sustentabilidade da organização: Garantir a transparência nos processos de decisão, baseada na prestação pública de contas da ação junto dos públicos a que se dirige. Exercer uma gestão competente, com eficácia, eficiência e qualidade, assegurando a sustentabilidade económica, através da melhoria continua dos processos, valorização dos trabalhadores e uso de melhores práticas;

 

 3. Sustentabilidade ambiental: Atuar com respeito pelos valores da natureza nomeadamente no uso eficiente da água e na rejeição adequada de efluentes, preservando o ambiente;

 

 4. Inovação: Promover a introdução de novas ideias e práticas que se traduzem num melhor desempenho;

 

 5. Compromisso social: assegurar o cumprimento dos direitos sociais, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável;

 

 6. Excelência: Pautar-se por um elevado nível de exigência no seu desempenho para alcançar a plena satisfação dos utentes;

 

 7. Ética: Atuar com transparência, rigor e competência, reforçando a confiança dos utentes, dos trabalhadores e dos fornecedores.

Objetivos Estratégicos  2015 / 2018

1. Garantir a satisfação das necessidades dos clientes

  • Garantir a disponibilidade e a qualidade do abastecimento de água e dos serviços de águas residuais e a qualidade da relação com o cliente.

 

2. Sustentabilidade da Organização

  • Garantir a capacidade e integridade das infraestruturas de abastecimento de água e de recolha de águas residuais;

  • Gerir os recursos humanos, cumprindo as responsabilidades sociais da organização para com os trabalhadores e valorizar a sua participação;

  • Qualificar e adequar os processos e os meios, como instrumentos de uma gestão eficaz e eficiente, no âmbito de uma política de melhoria contínua do serviço público prestado, com os recursos tecnológicos adequados

  • Garantir a sustentabilidade económica e financeira.

 

3. Sustentabilidade ambiental

  • Promover a sustentabilidade ambiental através da eficiência na utilização dos recursos ambientais e na prevenção dos riscos.

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