Laboratório de Controlo de Qualidade
Política da Qualidade
Satisfação de todos os seus clientes através da aplicação de boas práticas profissionais com vista à prestação de serviços de qualidade reconhecida. O Laboratório compromete-se ainda a melhorar continuamente os seus serviços e a sua própria organização, através do envolvimento dos seus colaboradores e o compromisso da administração.
Acreditação
O Laboratório de Controlo de Qualidade está acreditado pela NP EN ISO/IEC 17025:2005 desde 12 de Julho de 2010 tendo-lhe sido atribuído o Certificado de Acreditação com o nº L0501. A acreditação é o reconhecimento da competência técnica para a realização dos ensaios constantes do Anexo Técnico do certificado.
Recursos Humanos
O Laboratório dispõe de recursos humanos especializados, sujeitos a actualização constante, através de um plano de acções de formação interna e externa. O seu quadro de pessoal integra cinco técnicos superiores, três assistentes técnicos e quatro assistentes operacionais.
O que fazemos
O Laboratório de Controlo de Qualidade dos SMAS de Leiria, é responsável pelo controlo da qualidade da água captada e distribuída ao concelho de Leiria, efectuado em 414 pontos de amostragem ao longo da rede de distribuição de acordo com o Decreto-Lei 306/2007 de 27 de Agosto, com vista à salvaguarda da saúde humana.
No ano de 2013, deram entrada 3219 amostras perfazendo um total de 16038 determinações nas quais se incluem as análises referentes ao Controlo Operacional. Este compreende o controlo da água das captações, na rede de distribuição, reservatórios, saída das Estações de Tratamento de Água (ETA) e controlo dos processos de tratamento.
O Laboratório presta serviços a clientes externos, nomeadamente análises de piscinas, furos e poços de acordo com tabela de preços em vigor.
Instalações e Equipamentos
O Laboratório dispõem ainda de instalações adequadas aos ensaios a realizar, destacando-se no Sector de Análises Microbiológicas a instalação de um sistema de hierarquização de pressão ambiente por controlo de caudais de admissão e exaustão em cada uma das salas.
O Sector de Análises Físico-Químicas compreende várias zonas de exaustão, permitindo um caudal mínimo de cerca de 8 renovações/hora. Este sector inclui ainda uma sala para determinação de parâmetros organolépticos, com temperatura e humidade controladas com vista à especificidade dos ensaios aí realizados.
O Laboratório dispõe ainda de um software - LabWay-LIMS - que permite a informatização de todas as áreas do laboratório desde a programação das análises, gestão das amostras, distribuição de trabalho, introdução de resultados, emissão de Relatórios de Ensaio, orçamentação e faturação.
Para a realização dos ensaios o LCQ dispõe do seguinte equipamento: