Política da Qualidade
Conscientes das suas responsabilidades, os SMAS de Leiria estão empenhados em promover a melhoria das condições de vida e o bem-estar da população do Concelho de Leiria, assumindo o compromisso da melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e contribuindo para um desenvolvimento sustentável e um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores e partes interessadas, considerando a adequabilidade ao contexto da organização.
Para isto, os SMAS de Leiria comprometem-se a:
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Assegurar o abastecimento de água para consumo humano em qualidade e quantidade;
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Assegurar um eficaz e sustentável sistema de drenagem das águas residuais urbanas e de recolha e transporte de resíduos urbanos, de um modo ambientalmente sustentável;
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Prestar um serviço de elevada qualidade em contínua melhoria e evolução, capaz de responder, em qualquer momento, às expectativas e necessidades dos seus utilizadores;
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Promover a inovação, a investigação e o desenvolvimento de soluções ambientais, económicas e sociais, que respondam às necessidades;
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Garantir a eficácia e o bom desempenho de todos os equipamentos afetos aos SMAS de Leiria;
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Assegurar a implementação de um sistema de gestão patrimonial de infraestruturas;
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Otimizar os recursos com vista à obtenção de melhorias significativas no funcionamento geral dos SMAS de Leiria;
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Promover o desenvolvimento e as competências de todos os trabalhadores e melhoria do respetivo desempenho, através do investimento em ações de formação;
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Garantir o cumprimento de todos os requisitos legais e de conformidade aplicáveis aos produtos e serviços prestados;
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Promover a melhoria do desempenho dos processos do Sistema de Gestão da Qualidade, bem como da respetiva eficácia, estabelecendo metas e objetivos mensuráveis para os mesmos;
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Garantir o planeamento, gestão, coordenação e fiscalização das obras públicas adjudicadas pelos SMAS de Leiria, segundo princípios de rigor, eficiência, isenção, transparência, entre outros, por forma a garantir não só o cumprimento do Plano Plurianual de Investimentos e dos Objetivos Estratégicos, mas, também, a qualidade dos empreendimentos efetuados;
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Assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável para os trabalhadores dos SMAS de Leiria, bem como garantir condições de saúde e segurança do trabalho para os fornecedores, visitantes ou outras entidades que possam ser afetadas na sua atividade;
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Proteger o ambiente, prevenindo, sempre que possível, a poluição e o desperdício e reduzir o consumo de combustível, energia, água, minimizando o impacto ambiental com o objetivo de melhorar continuamente o desempenho ambiental;
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Desenvolver as suas atividades de modo a satisfazer as expectativas e requisitos dos utilizadores e a evitar danos a pessoas e bens e a proteger o meio ambiente, prevenindo a ocorrência de acidentes;
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Encorajar fornecedores e subcontratados a apoiar os princípios dos SMAS de Leiria e o seu compromisso para com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ);
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Promover ações de sensibilização da população e dos agentes económicos para a necessidade de proteger o ambiente e educação ambiental com vista à preservação e melhoria da qualidade de vida.
A Política da Qualidade será desenvolvida e promovida a todos os níveis dos SMAS de Leiria, como forma de envolvimento,
motivação e consciencialização de todos os trabalhadores, garantindo-se que toda a Organização esteja focalizada para o
cumprimento das expectativas e necessidades dos cidadãos.
Os princípios e objetivos da presente Politica de Qualidade são assumidos como uma carta de compromisso dos SMAS de Leiria
para com a população do concelho.