Política da Qualidade
Conscientes das suas responsabilidades, os SMAS de Leiria estão empenhados em promover a melhoria das condições de vida e o bem-estar da população do Concelho de Leiria, assumindo o compromisso da melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e contribuindo  para  um desenvolvimento  sustentável  e  um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores e partes interessadas, considerando a adequabilidade ao contexto da organização.

Para isto, os SMAS de Leiria comprometem-se a: 
  • Assegurar o abastecimento de água para consumo humano em qualidade e quantidade;
  • Assegurar  um  eficaz  e  sustentável  sistema  de  drenagem  das  águas  residuais  urbanas  e  de  recolha  e  transporte  de resíduos urbanos, de um modo ambientalmente sustentável;
  • Prestar um serviço de elevada qualidade em contínua melhoria e evolução, capaz de responder, em qualquer momento, às expectativas e necessidades dos seus utilizadores;
  • Promover  a  inovação,  a  investigação  e  o  desenvolvimento  de  soluções  ambientais,  económicas  e  sociais,  que respondam às necessidades;
  • Garantir a eficácia e o bom desempenho de todos os equipamentos afetos aos SMAS de Leiria;
  • Assegurar a implementação de um sistema de gestão patrimonial de infraestruturas;
  • Otimizar os recursos com vista à obtenção de melhorias significativas no funcionamento geral dos SMAS de Leiria;
  • Promover  o  desenvolvimento  e  as  competências  de  todos  os  trabalhadores  e  melhoria  do  respetivo  desempenho, através do investimento em ações de formação;
  • Garantir o cumprimento de todos os requisitos legais e de conformidade aplicáveis aos produtos e serviços prestados;
  • Promover  a  melhoria  do  desempenho  dos  processos  do  Sistema  de  Gestão  da  Qualidade,  bem  como  da  respetiva eficácia, estabelecendo metas e objetivos mensuráveis para os mesmos; 
  • Garantir  o  planeamento,  gestão,  coordenação  e  fiscalização  das  obras  públicas  adjudicadas  pelos  SMAS  de  Leiriasegundo princípios de rigor, eficiência, isenção, transparência, entre outros, por forma a garantir não só o cumprimento do Plano  Plurianual  de Investimentos  e dos Objetivos Estratégicos, mas,  também,  a qualidade  dos empreendimentos efetuados;
  • Assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável para os trabalhadores dos SMAS de Leiria, bem como garantir condições  de  saúde  e  segurança  do  trabalho  para  os  fornecedores,  visitantes  ou  outras  entidades  que  possam  ser afetadas na sua atividade;
  • Proteger o ambiente, prevenindo, sempre que possível, a poluição e o desperdício e reduzir o consumo de combustível, energia, água, minimizando o impacto ambiental com o objetivo de melhorar continuamente o desempenho ambiental;
  • Desenvolver  as suas  atividades de modo a satisfazer as expectativas  e requisitos dos utilizadores e  a  evitar  danos a pessoas e bens e a proteger o meio ambiente, prevenindo a ocorrência de acidentes;
  • Encorajar fornecedores e subcontratados a apoiar os princípios dos SMAS de Leiria e o seu compromisso para com o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ);
  • Promover ações de sensibilização da população e dos agentes económicos para a necessidade de proteger o ambiente e educação ambiental com vista à preservação e melhoria da qualidade de vida.
 
A  Política  da  Qualidade  será  desenvolvida  e  promovida  a  todos  os  níveis  dos  SMAS  de  Leiria,  como  forma  de  envolvimento, 
motivação  e  consciencialização  de  todos  os  trabalhadores,  garantindo-se  que  toda  a  Organização  esteja  focalizada  para  o 
cumprimento das expectativas e necessidades dos cidadãos.
Os princípios e objetivos da presente Politica de Qualidade são assumidos como uma carta de compromisso dos SMAS de Leiria 
para com a população do concelho.

Leituras - 800 500 007

Avarias 24H - 800 202 252 

SMAS Leiria - Todos os direitos reservados